Esta publicação apresenta a tecnologia social desenvolvida pelo coletivo do Programa Aprendiz Comgás, em seus 12 anos de experiência. Esse coletivo inclui jovens, educadores, gestores e parceiros que construíram, num processo cumulativo e compartilhado, uma metodologia para trabalhar a atuação social de jovens, tendo a participação e a ação como meios de exercício da cidadania. Esta terceira edição, revista com a colaboração da equipe de educadores do Programa Aprendiz Comgás 2012, já incorpora a contribuição de educadores de escolas públicas, privadas e ONGs, que vêm propagando, de modo inventivo, esta tecnologia em seus espaços de ação. Este volume caracteriza-se por apresentar as ideias-força que ancoram a proposta, funcionando como um guia de estudos. Daí seus capítulos obedecerem a uma mesma estruturação: 1- Um texto de abertura, que apresenta ideias básicas sobre o tema, e um conjunto de dicas que traduzem em posturas e atitudes os princípios e conceitos apresentados anteriormente. Entendemos que não se separa o pensar do fazer nessa proposta que privilegia o aprender fazendo. 2- Um “caso”: experiências e exemplos vivos da ação educativa em geral; situações interessantes ou paradigmáticas, seja pelo sucesso, seja pela dificuldade colocada. 3- Um item “Para saber mais”, com sugestões de leitura, de vídeos ou filmes para o educador seguir e desdobrar seus estudos. Assim, aqui estão colocados os ingredientes do trabalho e um modo de trabalhar: o educador fará a mistura singular que expressa seu estilo e suas escolhas.