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Educação

O que as evidências apontam que pode ser feito para aprimorar esse direito?

1. Facilitar a matrícula escolar e a frequência dos estudos

1. Facilitar a matrícula escolar e a frequência dos estudos

A construção de novas escolas, a melhora na infraestrutura e a redução dos custos de ir à escola demonstram bons resultados no aumento das matrículas, na frequência e nos resultados escolares.

2. Favorecer o aprendizado, o desempenho acadêmico e a conclusão dos anos de estudo

2. Favorecer o aprendizado, o desempenho acadêmico e a conclusão dos anos de estudo

Podem ser feitas mudanças pedagógicas em diversos aspectos do ambiente escolar, tais como Recursos Humanos; Gestão Educacional; Currículo; Clima e Cultura Escolar; Orientação escolar; Normas e valores sociais; Comportamento dos professores; Perfil dos alunos e Relacionamento da escola com as famílias e comunidades.

3.Prevenir a evasão escolar

3. Prevenir a evasão escolar

Pode ser feita a partir da promoção de espaços de diálogo com jovens e responsáveis, melhora das condições de acesso e permanência na escola, oferta de programas de transferência de renda. Algumas estratégias usuais como a suspensão ou a expulsão dos alunos apresentam efeitos negativos e aumentam a chance de abandono escolar, de piora no desempenho acadêmico e de comportamento antissocial.

4. Desenvolver habilidades socioemocionais no ambiente educacional

4. Desenvolver habilidades socioemocionais no ambiente educacional

Pode incluir oportunidades para realizar serviços junto à comunidade e atividades de aprendizagem social e emocional.

5. Usar tecnologias e outros recursos complementares para instruir jovens

5. Usar tecnologias e outros recursos complementares para instruir jovens

Envolve o uso de tablets, computadores, vídeos, aulas pré-programadas com roteiro e organizadores gráficos. O fornecimento de materiais e tecnologias por si só não costuma ser suficiente para melhorar os resultados da aprendizagem, é preciso que esteja vinculado a abordagens de pedagogia estruturada, em especial para jovens com autismo e deficiências.

6. Promover bem estar dos professores e equipe educacional

6. Promover bem estar dos professores e equipe educacional

Visa melhorar o aprendizado dos alunos a partir do bem-estar organizacional. Envolve contratação para suprir carência de professores, especialmente em áreas rurais, capacitações, apoio financeiro e compra de materiais.

Quer botar a mão na massa?

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Jovens
Mobilizar colegas de escola/universidade para compor espaços de representação estudantil institucional (por exemplo, grêmios estudantis e diretórios acadêmicos).
Jovens
Participar de espaços de deliberação, tanto dentro das escolas e universidades, quanto em associações comunitárias, conselhos locais e câmara de vereadores, coletivos de mulheres etc. visando estar presente nos espaços de tomada de decisão.
Jovens
Contribuir na construção de uma atmosfera acolhedora e inclusiva nos ambientes escolares e universitários para que fatores como preconceito e bullying sejam mitigados e não sejam motivadores de mau desempenho e evasão escolar.
Jovens
Procurar de espaços ou criar redes em que suas visões sobre o futuro sejam ouvidas e levadas aos tomadores de decisão.
Jovens
Contribuir com a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP) a partir de suas vivências, desejos e interesses.
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Pesquisadores
Buscar incluir jovens como pesquisadores ativos.
Pesquisadores
Observar lacunas de pesquisa em educação:
conheça nosso mapa de lacunas de evidências
Pesquisadores
Encarar indicadores provenientes do recorte demográfico dos jovens como prioridade em suas tomadas de decisão sobre pesquisa.
Pesquisadores
Conversar com coletivos de jovens e com Conselhos de Juventude para verificar quais as melhores estratégias para traduzir em diferentes formatos o conhecimento gerado.
Pesquisadores
Citar artigos e pesquisas de qualidade produzidos por jovens e coletivos periféricos.
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Tomadores de decisão
Dar espaço para a inovação - os sistemas de educação de sucesso devem testar abordagens novas e criativas, aproveitando as oportunidades de inovação junto às pessoas e lugares que oferecem educação.
Tomadores de decisão
Promover a inclusão - os sistemas de educação bem-sucedidos devem chegar até todos e todas, incluindo os grupos mais desfavorecidos e marginalizados. Para diminuir as lacunas de aprendizagem, os tomadores de decisão devem adotar medidas adicionais para apoiar aqueles em maior risco de não aprender.
Tomadores de decisão
Promover o acesso à renda básica familiar, visando evitar a evasão escolar forçada e os ciclos intergeracionais de pobreza.
Tomadores de decisão
Incentivar e reconhecer, por meio de prêmios e “selos” de qualidade, abordagens de educação que se mostram mais adequadas e inovadoras, especialmente as que visam redução das desigualdades sociais.
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Sociedade civil, setor privado e trabalhadores
Empresas e organizações podem abrir programas de estágio que contem com incentivos para que os jovens permaneçam estudando (incentivo financeiro, flexibilidade de horários que se adequem à realidade daquele jovem, dedicação de horários para mentoria)
Sociedade civil, setor privado e trabalhadores
Educadores podem pensar em metodologias diferentes das tradicionais para engajar as juventudes nas aulas/tarefas, como um plano de aula que relacione conteúdos com a realidade que cerca aqueles jovens territorialmente e socialmente.
Sociedade civil, setor privado e trabalhadores
Criar fóruns e espaços de discussão com os jovens, especialmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade, visando identificar, nos diferentes territórios, necessidades e lacunas de atuação.
Sociedade civil, setor privado e trabalhadores
Escolas e universidades podem promover uma gestão descentralizada que envolva alunos, professores, familiares e membros da comunidade.
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Como garantir a diversidade e a igualdade?

Em todos os capítulos do Atlas das Juventudes utilizamos a ferramenta PROGRES, usada para considerar diferentes dimensões de equidade no desenho e implementação de intervenções sociais. Um acrônimo que pode ser traduzido da seguinte forma:

P – Local de residência;
R – Raça/etnia/cultura/linguagem;
O – Ocupação e trabalho;
G – Gênero;
R – Religião;
E – Educação;
SS – Status socioeconômico e capital social.

Local de residência
Dificuldades de acesso a serviços em áreas rurais e periféricas
      SOLUÇÕES:

  • Descentralizar os equipamentos públicos;
  • Ofertar intervenções itinerantes;
  • Oferecer auxílios financeiros para transporte e alimentação em caso de deslocamento.
Poluição dos recursos hídricos fora dos grandes centros urbanos

      SOLUÇÕES:

  • Garantir distribuição de rede elétrica e saneamento básico;
  • Reforçar leis e regulamentações de proteção ao meio ambiente;
  • Possibilitar espaços de descarte correto dos lixos.
Reduzir violência sexual e exploração infantil nos grandes centros urbanos
    SOLUÇÕES:

  • Ofertar ações itinerantes;
  • Ofertar sessões de acompanhamento familiar e individual.
Reduzir violência nas regiões com presença de milícia, gangues rivais ou conflito de terras

      SOLUÇÃO:

  • Situar a intervenção em lugares “neutros” ou de forma itinerante.
Raça/etnia/cultura/idioma
Desigualdade étnico-racial

      SOLUÇÕES:

  • Fomentar o debate sobre preconceito em oficinas dentro e fora das salas de aula;
  • Garantir a representatividade de pessoas negras/indígenas em filmes e desenhos;
  • Realizar pesquisas com dados desagregados por raça/etnia, diferenciando, sempre que possível, pessoas pretas e pardas e amarelas e “povos tradicionais” (Indígenas, Quilombolas, Seringueiros, Castanheiros, Pescadores, Ribeirinhos, Varjeiros, Caiçaras, Sertanejos, Jangadeiros, Ciganos, Açorianos, Campeiros, Pantaneiros, Veredeiros, Caatingueiros, entre outros);
  • Incluir e solicitar ajuda de jovens da comunidade para escolha, adaptação e implementação de estratégias locais;
  • valorizar o conhecimento local e o idioma ao escolher estratégias para as comunidades.
Desvalorização de bens culturais

      SOLUÇÕES:

  • Promover e fortalecer eventos culturais para expressão de cultura e linguagem não hegemônica (por exemplo, festas tradicionais, mostras fotográficas ou literárias etc.);
  • Financiar e ler livros escritos por pessoas negras, nordestinas, indígenas etc.
Ocupação e trabalho
Dificuldade de conciliar horário de trabalho ou estudo com a participação nas intervenções
      SOLUÇÕES:

  • Ofertar intervenções em horários de contraturno ou noturnos;
  • Proporcionar cuidadores de crianças pequenas para que as mães e responsáveis dos jovens possam participar das intervenções;
  • Auxiliar financeiramente ou com benefícios, como o passe, para que jovens possam se deslocar até o local da intervenção;
  • Oferta de intervenções itinerantes.
Interrupção de estudos devido ocupação com tarefas domésticas
      SOLUÇÕES:

  • Tornar o trabalho doméstico remunerado, especialmente nos casos que envolvem cuidados de crianças e idosos;
  • Fortalecer redes de apoio comunitárias para divisão dos cuidados com familiares e com a casa.
Dificuldade em conciliar trabalho e/ou estudos com prática de exercícios físicos e participação em atividades culturais
      SOLUÇÕES:

  • Reduzir a distância entre os espaços de entretenimento e prática esportiva dos espaços de moradia;
  • Utilizar ferramentas de arquitetura e urbanismo inteligente para tornar espaços públicos mais convidativos e seguros no período noturno;
  • Abrir aos finais de semana e à noite os equipamentos de cultura e de prática esportiva.
Fragilidade dos contratos de trabalho

      SOLUÇÃO:

  • Promover participação juvenil em sindicatos.
Gênero
Desigualdade de renda entre homens e mulheres jovens

      SOLUÇÕES:

  • Disponibilizar espaços de cuidado infantil;
  • Concessão de bolsas de estudo exclusiva para mulheres ou de subsídio financeiro como vale-transporte e vale-alimentação;
  • Concessão de licença paternidade mais longa.
Discriminação da população LGBTQIA+

      SOLUÇÕES:

  • Contabilização dessa população no Censo do IBGE
  • Uso de linguagem inclusiva de gênero em espaços públicos;
  • Promover educação sexual inclusiva, visando aceitação da individualidade e autonomia das pessoas;
  • Acesso à informação de qualidade, baseada em evidências científicas e com o uso de linguagem acessível e inclusiva;
  • Produzir amostras e ações a partir da escuta de jovens e pessoas LGBTQIA+.
Violência contra à mulher

      SOLUÇÕES:

  • Oferecer sistemas de casas seguras para acolhimento de mulheres e pessoas trans atingidas pela violência doméstica;
  • Organização de patrulhas voltadas para a prevenção à violência doméstica no território.
Participação desigual de homens e mulheres jovens na prática esportiva
      SOLUÇÕES:

  • Criação de espaços públicos mais seguros para a prática esportiva e para o deslocamento;
  • Disponibilização de um espaço de cuidado infantil.
Estigmatização e cristalização de papéis de gênero no meio rural

      SOLUÇÕES:

  • Expandir políticas públicas de acesso à terra, crédito rural, ensino superior e empreendedorismo rural para mulheres;
  • Disponibilizar acesso às tecnologias de comunicação.
Religião
Discriminação a práticas religiosas de matrizes africanas

      SOLUÇÕES:

  • Situar as intervenções em locais que possam ser frequentados por diferentes grupos religiosos;
  • Adoção de ações afirmativas e ações de combate ao estigma.
Participação cultural e esportiva vetada por normas religiosas

      SOLUÇÃO:

  • Ofertar estratégias adaptadas e alternativas a fim de não colidir com o sistema de crenças dos jovens.
Educação
Prevenção à violência nas escolas

      SOLUÇÕES:

  • Ofertar práticas pedagógicas democráticas e dialógicas;
  • Promover articulação entre os sistemas de educação com os de saúde, assistência social, justiça, cultura, esporte etc.

Diferenças nos níveis de escolaridade para a oferta de intervenções/estratégias

      SOLUÇÃO:

  • Adaptar intervenções para o uso de linguagem simples e com diferentes formatos (vídeos, áudios, textos, comunicação oral, comunicação artística).
Dificuldade de ofertar programas e ações para jovens que não frequentam a escola

      SOLUÇÕES:

  • Ofertar ações em diferentes serviços comunitários, tais como UBS, CRAS, CREAS, Centros poliesportivos etc.;
  • Ofertar ações itinerantes.
Dificuldade em ofertar uma educação contextualizada para jovens indígenas e de comunidades tradicionais.

      SOLUÇÕES:

  • Fortalecer a conexão da juventude com o território e a cultura tradicional por meio de amostras, eventos, espaços de escuta intergeracional etc.;
  • Promover participação dos jovens no processo de construção de políticas públicas;
  • Facilitar deslocamento dos jovens até a escola ou verificar melhores soluções locais;
  • Viabilizar por meio de auxílios financeiros, bolsas ou benefícios a permanência nas escolas e nas universidades de jovens pertencentes a esses grupos.
Status socioeconômico e capital social
Abandono e atraso escolar devido baixa renda

      SOLUÇÃO:

  • Promover indicadores educacionais de desempenho inovadores por meio de reuniões entre professores e alunos, visando uma perspectiva multidimensional da vida dos jovens ao avaliar sua proficiência escolar.
Indisponibilidade de tempo para frequentar escola ou programas de formação devido ocupação formal ou informal

      SOLUÇÕES:

  • Incentivar financeiramente a participação dos jovens em capacitações e cursos de formação profissional;
  • Oferta de bolsas de estudos para incentivar permanência, bem como outros auxílios para aquisição de materiais, deslocamento e alimentação.
Dificuldade de acesso à bens culturais (cinema, teatro, shows, livros etc.).

      SOLUÇÕES:

  • Promover a iniciação de jovens a diferentes formas de produção e expressão cultural – como atividades em Pontos de Cultura e escolas;
  • Disponibilizar entradas com desconto (meia) ou gratuidade;
  • Promover atividades de lazer que não envolvem custos com ingresso ou deslocamento.
Dificuldade em acessar os serviços de saúde

      SOLUÇÕES:

  • Promover abordagens de base comunitária, especialmente para prestar serviços de HIV/AIDS e saúde reprodutiva;
  • Ofertar serviços de clínicas móveis para àqueles com menor acesso aos serviços de saúde;
  • Ofertar estratégias baseadas em telefonia celular e internet quando viável.

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