logo Atlas das Juventudes
  • Sobre
  • Pesquisas
    • Jovens, População e Percepções
    • Vozes das Juventudes
    • Evidências para a Transformação das Juventudes
    • Juventudes e a Pandemia do Coronavirus
    • Jovens-Potência
  • Biblioteca
    • Publicações
    • Vídeos
    • Sites
    • Mapa de evidências
  • Contato
  • Imprensa
  • Festival
Menu
  • Sobre
  • Pesquisas
    • Jovens, População e Percepções
    • Vozes das Juventudes
    • Evidências para a Transformação das Juventudes
    • Juventudes e a Pandemia do Coronavirus
    • Jovens-Potência
  • Biblioteca
    • Publicações
    • Vídeos
    • Sites
    • Mapa de evidências
  • Contato
  • Imprensa
  • Festival
Baixar o relatório completo

Profissionalização, Trabalho e Renda

O que as evidências apontam que pode ser feito para aprimorar esse direito?

1. Desenvolver habilidades e promover capacitação dos jovens.

1. Desenvolver habilidades e promover capacitação dos jovens.

Visam capacitar os jovens para as demandas do mercado de trabalho. As habilidades que os jovens dispõem em relação ao uso de tecnologias podem ser um caminho para contornar alguns dos obstáculos impostos pela pandemia do coronavírus.

2. Ofertar serviços que apoiam a busca por emprego e colocação no mercado de trabalho

2. Ofertar serviços que apoiam a busca por emprego e colocação no mercado de trabalho

Os programas efetivos nesta área tendem a contar com múltiplos componentes. Prevalece uma combinação de treinamento para negócios, serviços de assessoria e instrumentos de acesso ao capital.

3. Facilitar a contratação de jovens no mercado de trabalho.

3. Facilitar a contratação de jovens no mercado de trabalho.

Uma estratégia eficaz é oferecer subsídios para organizações que facilitam a contratação dos jovens.

4. Promover o empreendedorismo jovem

4. Promover o empreendedorismo jovem

Visam apoiar financeiramente os jovens possibilitando fácil acesso ao microcrédito e buscar desenvolver habilidades de empreendedorismo jovem.

Quer botar a mão na massa?

icone que acompanha a seção
Jovens
Identificar necessidades que existem nas suas comunidades para empreender negócios que sejam relevantes localmente.
Jovens
Identificar nas comunidades as pessoas que tenham excelência numa profissão ou ofício para que jovens possam ser aprendizes dessas habilidades.
Jovens
Mapear demandas de capacitação para o trabalho em sua comunidade e buscar articulação com organizações da sociedade civil e empresas.
Jovens
Participar ativamente de projetos de extensão das IES que contribuam para o desenvolvimento profissional e protagonismo jovem.
Jovens
Oferecer mentorias a jovens em início de carreira empreendedora.
Previous
Next
icone que acompanha a seção
Pesquisadores
Buscar incluir jovens como pesquisadores ativos.
Pesquisadores
Observar lacunas de pesquisa em participação social:
conheça nosso mapa de lacunas de evidências
Pesquisadores
Mapear singularidades geográficas e socioeconômicas de cada região do país e verificar como elas operam no acesso dos jovens ao mercado de trabalho.
Pesquisadores
Divulgar dados e evidências de maneira simples para guiar atuação do terceiro setor e do governo a nível municipal, estadual e federal.
Pesquisadores
Mapear as mudanças nas configurações do trabalho e das profissões para alinhar futuras capacitações e qualificações a serem desempenhadas pelos jovens.
Previous
Next
icone que acompanha a seção
Tomadores de decisão
Fomentar que as ofertas de capacitação para o trabalho e estágios estejam vinculadas com as vocações locais.
Tomadores de decisão
Pensar em soluções sistêmicas, buscando criar programas através dos quais os jovens possam seguir estudando ao mesmo tempo em que garantem sustento e ampliam experiências profissionais.
Tomadores de decisão
Fomentar a criação de cooperativas, cadeias produtivas sustentáveis e empreendimentos coletivos em áreas nas quais os jovens já atuem em rede, como a produção cultural, as ações ambientais, as novas tecnologias e a comunicação.
Tomadores de decisão
Elaborar benefícios financeiros que estimulem e facilitem a contratação de jovens pelas empresas.
Previous
Next
icone que acompanha a seção
Sociedade civil, setor privado e trabalhadores
Fomentar que as ofertas de capacitação para o trabalho e estágios estejam vinculadas com as vocações locais.
Sociedade civil, setor privado e trabalhadores
Apoiar a criação de cooperativas, cadeias produtivas sustentáveis e empreendimentos coletivos em áreas nas quais os jovens já atuem em rede, como a produção cultural, as ações ambientais, as novas tecnologias e a comunicação
Sociedade civil, setor privado e trabalhadores
Ofertar programas de qualificação para jovens que se encontram em maior grau de vulnerabilidade (jovens em situação de rua, em cumprimento de medida socioeducativa, ou institucionalizados).
Sociedade civil, setor privado e trabalhadores
Explorar melhor o mercado econômico do meio cultural.
Sociedade civil, setor privado e trabalhadores
Analisar a formulação dos processos seletivos, refletindo sobre como os critérios adotados podem atuar como fatores de inclusão ou exclusão de jovens de determinados segmentos sociais.
Previous
Next

Como garantir a diversidade e a igualdade?

Em todos os capítulos do Atlas das Juventudes utilizamos a ferramenta PROGRES, usada para considerar diferentes dimensões de equidade no desenho e implementação de intervenções sociais. Um acrônimo que pode ser traduzido da seguinte forma:

P – Local de residência;
R – Raça/etnia/cultura/linguagem;
O – Ocupação e trabalho;
G – Gênero;
R – Religião;
E – Educação;
SS – Status socioeconômico e capital social.

Local de residência
Dificuldades de acesso a serviços em áreas rurais e periféricas
      SOLUÇÕES:

  • Descentralizar os equipamentos públicos;
  • Ofertar intervenções itinerantes;
  • Oferecer auxílios financeiros para transporte e alimentação em caso de deslocamento.
Poluição dos recursos hídricos fora dos grandes centros urbanos

      SOLUÇÕES:

  • Garantir distribuição de rede elétrica e saneamento básico;
  • Reforçar leis e regulamentações de proteção ao meio ambiente;
  • Possibilitar espaços de descarte correto dos lixos.
Reduzir violência sexual e exploração infantil nos grandes centros urbanos
    SOLUÇÕES:

  • Ofertar ações itinerantes;
  • Ofertar sessões de acompanhamento familiar e individual.
Reduzir violência nas regiões com presença de milícia, gangues rivais ou conflito de terras

      SOLUÇÃO:

  • Situar a intervenção em lugares “neutros” ou de forma itinerante.
Raça/etnia/cultura/idioma
Desigualdade étnico-racial

      SOLUÇÕES:

  • Fomentar o debate sobre preconceito em oficinas dentro e fora das salas de aula;
  • Garantir a representatividade de pessoas negras/indígenas em filmes e desenhos;
  • Realizar pesquisas com dados desagregados por raça/etnia, diferenciando, sempre que possível, pessoas pretas e pardas e amarelas e “povos tradicionais” (Indígenas, Quilombolas, Seringueiros, Castanheiros, Pescadores, Ribeirinhos, Varjeiros, Caiçaras, Sertanejos, Jangadeiros, Ciganos, Açorianos, Campeiros, Pantaneiros, Veredeiros, Caatingueiros, entre outros);
  • Incluir e solicitar ajuda de jovens da comunidade para escolha, adaptação e implementação de estratégias locais;
  • valorizar o conhecimento local e o idioma ao escolher estratégias para as comunidades.
Desvalorização de bens culturais

      SOLUÇÕES:

  • Promover e fortalecer eventos culturais para expressão de cultura e linguagem não hegemônica (por exemplo, festas tradicionais, mostras fotográficas ou literárias etc.);
  • Financiar e ler livros escritos por pessoas negras, nordestinas, indígenas etc.
Ocupação e trabalho
Dificuldade de conciliar horário de trabalho ou estudo com a participação nas intervenções
      SOLUÇÕES:

  • Ofertar intervenções em horários de contraturno ou noturnos;
  • Proporcionar cuidadores de crianças pequenas para que as mães e responsáveis dos jovens possam participar das intervenções;
  • Auxiliar financeiramente ou com benefícios, como o passe, para que jovens possam se deslocar até o local da intervenção;
  • Oferta de intervenções itinerantes.
Interrupção de estudos devido ocupação com tarefas domésticas
      SOLUÇÕES:

  • Tornar o trabalho doméstico remunerado, especialmente nos casos que envolvem cuidados de crianças e idosos;
  • Fortalecer redes de apoio comunitárias para divisão dos cuidados com familiares e com a casa.
Dificuldade em conciliar trabalho e/ou estudos com prática de exercícios físicos e participação em atividades culturais
      SOLUÇÕES:

  • Reduzir a distância entre os espaços de entretenimento e prática esportiva dos espaços de moradia;
  • Utilizar ferramentas de arquitetura e urbanismo inteligente para tornar espaços públicos mais convidativos e seguros no período noturno;
  • Abrir aos finais de semana e à noite os equipamentos de cultura e de prática esportiva.
Fragilidade dos contratos de trabalho

      SOLUÇÃO:

  • Promover participação juvenil em sindicatos.
Gênero
Desigualdade de renda entre homens e mulheres jovens

      SOLUÇÕES:

  • Disponibilizar espaços de cuidado infantil;
  • Concessão de bolsas de estudo exclusiva para mulheres ou de subsídio financeiro como vale-transporte e vale-alimentação;
  • Concessão de licença paternidade mais longa.
Discriminação da população LGBTQIA+

      SOLUÇÕES:

  • Contabilização dessa população no Censo do IBGE
  • Uso de linguagem inclusiva de gênero em espaços públicos;
  • Promover educação sexual inclusiva, visando aceitação da individualidade e autonomia das pessoas;
  • Acesso à informação de qualidade, baseada em evidências científicas e com o uso de linguagem acessível e inclusiva;
  • Produzir amostras e ações a partir da escuta de jovens e pessoas LGBTQIA+.
Violência contra à mulher

      SOLUÇÕES:

  • Oferecer sistemas de casas seguras para acolhimento de mulheres e pessoas trans atingidas pela violência doméstica;
  • Organização de patrulhas voltadas para a prevenção à violência doméstica no território.
Participação desigual de homens e mulheres jovens na prática esportiva
      SOLUÇÕES:

  • Criação de espaços públicos mais seguros para a prática esportiva e para o deslocamento;
  • Disponibilização de um espaço de cuidado infantil.
Estigmatização e cristalização de papéis de gênero no meio rural

      SOLUÇÕES:

  • Expandir políticas públicas de acesso à terra, crédito rural, ensino superior e empreendedorismo rural para mulheres;
  • Disponibilizar acesso às tecnologias de comunicação.
Religião
Discriminação a práticas religiosas de matrizes africanas

      SOLUÇÕES:

  • Situar as intervenções em locais que possam ser frequentados por diferentes grupos religiosos;
  • Adoção de ações afirmativas e ações de combate ao estigma.
Participação cultural e esportiva vetada por normas religiosas

      SOLUÇÃO:

  • Ofertar estratégias adaptadas e alternativas a fim de não colidir com o sistema de crenças dos jovens.
Educação
Prevenção à violência nas escolas

      SOLUÇÕES:

  • Ofertar práticas pedagógicas democráticas e dialógicas;
  • Promover articulação entre os sistemas de educação com os de saúde, assistência social, justiça, cultura, esporte etc.

Diferenças nos níveis de escolaridade para a oferta de intervenções/estratégias

      SOLUÇÃO:

  • Adaptar intervenções para o uso de linguagem simples e com diferentes formatos (vídeos, áudios, textos, comunicação oral, comunicação artística).
Dificuldade de ofertar programas e ações para jovens que não frequentam a escola

      SOLUÇÕES:

  • Ofertar ações em diferentes serviços comunitários, tais como UBS, CRAS, CREAS, Centros poliesportivos etc.;
  • Ofertar ações itinerantes.
Dificuldade em ofertar uma educação contextualizada para jovens indígenas e de comunidades tradicionais.

      SOLUÇÕES:

  • Fortalecer a conexão da juventude com o território e a cultura tradicional por meio de amostras, eventos, espaços de escuta intergeracional etc.;
  • Promover participação dos jovens no processo de construção de políticas públicas;
  • Facilitar deslocamento dos jovens até a escola ou verificar melhores soluções locais;
  • Viabilizar por meio de auxílios financeiros, bolsas ou benefícios a permanência nas escolas e nas universidades de jovens pertencentes a esses grupos.
Status socioeconômico e capital social
Abandono e atraso escolar devido baixa renda

      SOLUÇÃO:

  • Promover indicadores educacionais de desempenho inovadores por meio de reuniões entre professores e alunos, visando uma perspectiva multidimensional da vida dos jovens ao avaliar sua proficiência escolar.
Indisponibilidade de tempo para frequentar escola ou programas de formação devido ocupação formal ou informal

      SOLUÇÕES:

  • Incentivar financeiramente a participação dos jovens em capacitações e cursos de formação profissional;
  • Oferta de bolsas de estudos para incentivar permanência, bem como outros auxílios para aquisição de materiais, deslocamento e alimentação.
Dificuldade de acesso à bens culturais (cinema, teatro, shows, livros etc.).

      SOLUÇÕES:

  • Promover a iniciação de jovens a diferentes formas de produção e expressão cultural – como atividades em Pontos de Cultura e escolas;
  • Disponibilizar entradas com desconto (meia) ou gratuidade;
  • Promover atividades de lazer que não envolvem custos com ingresso ou deslocamento.
Dificuldade em acessar os serviços de saúde

      SOLUÇÕES:

  • Promover abordagens de base comunitária, especialmente para prestar serviços de HIV/AIDS e saúde reprodutiva;
  • Ofertar serviços de clínicas móveis para àqueles com menor acesso aos serviços de saúde;
  • Ofertar estratégias baseadas em telefonia celular e internet quando viável.

Conheça outras publicações sobre o tema

+ Veja mais publicações

capa da publicação

Jovens migrantes canavieiros : entre a enxada e o facão

capa da publicação

Nem-nem ou sem-sem? Jovens querem trabalhar, mas não têm oportunidades no mercado

capa da publicação

Projeto Escola de Fábrica : apresentação

Quer saber mais sobre o Atlas das Juventudes?
Baixar o relatório completo
Baixar o Sumário Executivo
Baixar o Se Liga no Atlas

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Configurações dos cookiesAceitar
Manage consent

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcionais

Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Desempenho

Os cookies de desempenho são usados ​​para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Analíticos

Cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

Publicidade

Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.

Outros

Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados ​​e ainda não foram classificados em uma categoria.

Necessários

Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.

SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo
Skip to content
Open toolbar

Acessibilidade

  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Escala de cinza
  • Alto contraste
  • Contraste negativo
  • Links sublinhados
  • Reset