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Saúde, sustentabilidade e meio ambiente

O que as evidências apontam que pode ser feito para aprimorar esse direito?

1. Prevenir e reduzir incidência de agravos em saúde

1. Prevenir e reduzir incidência de agravos em saúde

Visam alcançar mudanças comportamentais por meio do desenvolvimento de habilidades sociais e de vida e ações educativas.

2. Tratar doenças ou problemas de saúde em jovens

2. Tratar doenças ou problemas de saúde em jovens

Geralmente são ações terapêuticas que tratam de problemas de saúde já instaurados nos jovens e buscam reduzir taxas de mortalidade e morbidade. São exemplos os aconselhamentos terapêuticos e os atendimentos psicossociais.

3. Desenvolver estratégias legislativas ou medidas jurídicas

3. Desenvolver estratégias legislativas ou medidas jurídicas

Buscam influenciar o comportamento por meio de restrições legais, aumento dos preços através da tributação e aplicação de leis específicas.

4. Realizar ações multicomponentes nos sistemas de saúde

4. Realizar ações multicomponentes nos sistemas de saúde

Compreende que o sistema de saúde atua de modo intersetorial e em várias esferas das vidas dos jovens. São exemplos: políticas de financiamento ou desconto a nível pessoal, reforma organizacional dos espaços de saúde, programas de treinamento dos profissionais de saúde.

Quer botar a mão na massa?

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Jovens
Compor grupos de apoio entre pares e realizar ações informativas sobre saúde e meio ambiente em suas comunidades.
Jovens
Promover ações comunitárias de cuidado com o meio ambiente, inspirando e engajando a comunidade (por exemplo, plantio de árvores, ações de separação e reciclagem de lixo, etc).
Jovens
Buscar contribuir na ampliação do acesso de todas as juventudes às iniciativas e programas de saúde e meio ambiente, especialmente as que são sistematicamente excluídas e invisibilizadas socialmente, como jovens em cumprimento de medida socioeducativa e em situação de privação de liberdade, por exemplo.
Jovens
Ao compartilhar informações sobre o assunto nas redes sociais, procurar se certificar de que são informações verdadeiras
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Pesquisadores
Buscar incluir jovens como pesquisadores ativos
Pesquisadores
Observar lacunas de pesquisa em saúde, sustentabilidade e meio ambiente:
conheça nosso mapa de lacunas de evidências
Pesquisadores
Promover debates acessíveis sobre o que são determinantes sociais, econômicos e ambientais em saúde para auxiliar na construção de um maior senso de responsabilidade.
Pesquisadores
Promover pontes de saber entre universidade e sociedade civil, engajando jovens que não estão na universidade a participar da produção do conhecimento.
Pesquisadores
Realizar estudos de monitoramento de políticas públicas ambientais, em especial considerando seus impactos sobre populações específicas, como mulheres, pessoas negras, etc.
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Tomadores de decisão
Adotar a sustentabilidade verde como valor da administração pública.
Tomadores de decisão
Promover acesso facilitado a métodos contraceptivos e informações de saúde sexual e reprodutiva.
Tomadores de decisão
Financiar projetos que apoiem a participação das juventudes nas discussões sobre saúde e meio ambiente.
Tomadores de decisão
Criar comitês de jovens para ouvir e apoiar as ações comunitárias protagonizadas pelas juventudes.
Tomadores de decisão
Incluir em pesquisas nacionais métricas e indicadores de saúde e meio ambiente relacionados especificamente às juventudes.
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Sociedade civil, setor privado e trabalhadores
Adotar a sustentabilidade verde como valor das organizações.
Sociedade civil, setor privado e trabalhadores
Utilizar a ferramenta Projeto Terapêutico Singular (PTS) como organizador dos cuidados.
Sociedade civil, setor privado e trabalhadores
Realizar atividades de responsabilidade social e ambiental em parceria com jovens e organizações juvenis, podendo contar com o apoio do estado.
Sociedade civil, setor privado e trabalhadores
Fortalecer a atuação do setor privado e sociedade civil no Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente.
Sociedade civil, setor privado e trabalhadores
Criar programas que apoiem as juventudes no desenvolvimento de ações inovadoras, que possam transformar o trabalho em sua relação com a saúde e o meio ambiente.
Sociedade civil, setor privado e trabalhadores
Selecionar, mobilizar e formar jovens para que sejam porta-vozes de campanhas nacionais.
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Como garantir a diversidade e a igualdade?

Em todos os capítulos do Atlas das Juventudes utilizamos a ferramenta PROGRES, usada para considerar diferentes dimensões de equidade no desenho e implementação de intervenções sociais. Um acrônimo que pode ser traduzido da seguinte forma:

P – Local de residência;
R – Raça/etnia/cultura/linguagem;
O – Ocupação e trabalho;
G – Gênero;
R – Religião;
E – Educação;
SS – Status socioeconômico e capital social.

Local de residência
Dificuldades de acesso a serviços em áreas rurais e periféricas
      SOLUÇÕES:

  • Descentralizar os equipamentos públicos;
  • Ofertar intervenções itinerantes;
  • Oferecer auxílios financeiros para transporte e alimentação em caso de deslocamento.
Poluição dos recursos hídricos fora dos grandes centros urbanos

      SOLUÇÕES:

  • Garantir distribuição de rede elétrica e saneamento básico;
  • Reforçar leis e regulamentações de proteção ao meio ambiente;
  • Possibilitar espaços de descarte correto dos lixos.
Reduzir violência sexual e exploração infantil nos grandes centros urbanos
    SOLUÇÕES:

  • Ofertar ações itinerantes;
  • Ofertar sessões de acompanhamento familiar e individual.
Reduzir violência nas regiões com presença de milícia, gangues rivais ou conflito de terras

      SOLUÇÃO:

  • Situar a intervenção em lugares “neutros” ou de forma itinerante.
Raça/etnia/cultura/idioma
Desigualdade étnico-racial

      SOLUÇÕES:

  • Fomentar o debate sobre preconceito em oficinas dentro e fora das salas de aula;
  • Garantir a representatividade de pessoas negras/indígenas em filmes e desenhos;
  • Realizar pesquisas com dados desagregados por raça/etnia, diferenciando, sempre que possível, pessoas pretas e pardas e amarelas e “povos tradicionais” (Indígenas, Quilombolas, Seringueiros, Castanheiros, Pescadores, Ribeirinhos, Varjeiros, Caiçaras, Sertanejos, Jangadeiros, Ciganos, Açorianos, Campeiros, Pantaneiros, Veredeiros, Caatingueiros, entre outros);
  • Incluir e solicitar ajuda de jovens da comunidade para escolha, adaptação e implementação de estratégias locais;
  • valorizar o conhecimento local e o idioma ao escolher estratégias para as comunidades.
Desvalorização de bens culturais

      SOLUÇÕES:

  • Promover e fortalecer eventos culturais para expressão de cultura e linguagem não hegemônica (por exemplo, festas tradicionais, mostras fotográficas ou literárias etc.);
  • Financiar e ler livros escritos por pessoas negras, nordestinas, indígenas etc.
Ocupação e trabalho
Dificuldade de conciliar horário de trabalho ou estudo com a participação nas intervenções
      SOLUÇÕES:

  • Ofertar intervenções em horários de contraturno ou noturnos;
  • Proporcionar cuidadores de crianças pequenas para que as mães e responsáveis dos jovens possam participar das intervenções;
  • Auxiliar financeiramente ou com benefícios, como o passe, para que jovens possam se deslocar até o local da intervenção;
  • Oferta de intervenções itinerantes.
Interrupção de estudos devido ocupação com tarefas domésticas
      SOLUÇÕES:

  • Tornar o trabalho doméstico remunerado, especialmente nos casos que envolvem cuidados de crianças e idosos;
  • Fortalecer redes de apoio comunitárias para divisão dos cuidados com familiares e com a casa.
Dificuldade em conciliar trabalho e/ou estudos com prática de exercícios físicos e participação em atividades culturais
      SOLUÇÕES:

  • Reduzir a distância entre os espaços de entretenimento e prática esportiva dos espaços de moradia;
  • Utilizar ferramentas de arquitetura e urbanismo inteligente para tornar espaços públicos mais convidativos e seguros no período noturno;
  • Abrir aos finais de semana e à noite os equipamentos de cultura e de prática esportiva.
Fragilidade dos contratos de trabalho

      SOLUÇÃO:

  • Promover participação juvenil em sindicatos.
Gênero
Desigualdade de renda entre homens e mulheres jovens

      SOLUÇÕES:

  • Disponibilizar espaços de cuidado infantil;
  • Concessão de bolsas de estudo exclusiva para mulheres ou de subsídio financeiro como vale-transporte e vale-alimentação;
  • Concessão de licença paternidade mais longa.
Discriminação da população LGBTQIA+

      SOLUÇÕES:

  • Contabilização dessa população no Censo do IBGE
  • Uso de linguagem inclusiva de gênero em espaços públicos;
  • Promover educação sexual inclusiva, visando aceitação da individualidade e autonomia das pessoas;
  • Acesso à informação de qualidade, baseada em evidências científicas e com o uso de linguagem acessível e inclusiva;
  • Produzir amostras e ações a partir da escuta de jovens e pessoas LGBTQIA+.
Violência contra à mulher

      SOLUÇÕES:

  • Oferecer sistemas de casas seguras para acolhimento de mulheres e pessoas trans atingidas pela violência doméstica;
  • Organização de patrulhas voltadas para a prevenção à violência doméstica no território.
Participação desigual de homens e mulheres jovens na prática esportiva
      SOLUÇÕES:

  • Criação de espaços públicos mais seguros para a prática esportiva e para o deslocamento;
  • Disponibilização de um espaço de cuidado infantil.
Estigmatização e cristalização de papéis de gênero no meio rural

      SOLUÇÕES:

  • Expandir políticas públicas de acesso à terra, crédito rural, ensino superior e empreendedorismo rural para mulheres;
  • Disponibilizar acesso às tecnologias de comunicação.
Religião
Discriminação a práticas religiosas de matrizes africanas

      SOLUÇÕES:

  • Situar as intervenções em locais que possam ser frequentados por diferentes grupos religiosos;
  • Adoção de ações afirmativas e ações de combate ao estigma.
Participação cultural e esportiva vetada por normas religiosas

      SOLUÇÃO:

  • Ofertar estratégias adaptadas e alternativas a fim de não colidir com o sistema de crenças dos jovens.
Educação
Prevenção à violência nas escolas

      SOLUÇÕES:

  • Ofertar práticas pedagógicas democráticas e dialógicas;
  • Promover articulação entre os sistemas de educação com os de saúde, assistência social, justiça, cultura, esporte etc.

Diferenças nos níveis de escolaridade para a oferta de intervenções/estratégias

      SOLUÇÃO:

  • Adaptar intervenções para o uso de linguagem simples e com diferentes formatos (vídeos, áudios, textos, comunicação oral, comunicação artística).
Dificuldade de ofertar programas e ações para jovens que não frequentam a escola

      SOLUÇÕES:

  • Ofertar ações em diferentes serviços comunitários, tais como UBS, CRAS, CREAS, Centros poliesportivos etc.;
  • Ofertar ações itinerantes.
Dificuldade em ofertar uma educação contextualizada para jovens indígenas e de comunidades tradicionais.

      SOLUÇÕES:

  • Fortalecer a conexão da juventude com o território e a cultura tradicional por meio de amostras, eventos, espaços de escuta intergeracional etc.;
  • Promover participação dos jovens no processo de construção de políticas públicas;
  • Facilitar deslocamento dos jovens até a escola ou verificar melhores soluções locais;
  • Viabilizar por meio de auxílios financeiros, bolsas ou benefícios a permanência nas escolas e nas universidades de jovens pertencentes a esses grupos.
Status socioeconômico e capital social
Abandono e atraso escolar devido baixa renda

      SOLUÇÃO:

  • Promover indicadores educacionais de desempenho inovadores por meio de reuniões entre professores e alunos, visando uma perspectiva multidimensional da vida dos jovens ao avaliar sua proficiência escolar.
Indisponibilidade de tempo para frequentar escola ou programas de formação devido ocupação formal ou informal

      SOLUÇÕES:

  • Incentivar financeiramente a participação dos jovens em capacitações e cursos de formação profissional;
  • Oferta de bolsas de estudos para incentivar permanência, bem como outros auxílios para aquisição de materiais, deslocamento e alimentação.
Dificuldade de acesso à bens culturais (cinema, teatro, shows, livros etc.).

      SOLUÇÕES:

  • Promover a iniciação de jovens a diferentes formas de produção e expressão cultural – como atividades em Pontos de Cultura e escolas;
  • Disponibilizar entradas com desconto (meia) ou gratuidade;
  • Promover atividades de lazer que não envolvem custos com ingresso ou deslocamento.
Dificuldade em acessar os serviços de saúde

      SOLUÇÕES:

  • Promover abordagens de base comunitária, especialmente para prestar serviços de HIV/AIDS e saúde reprodutiva;
  • Ofertar serviços de clínicas móveis para àqueles com menor acesso aos serviços de saúde;
  • Ofertar estratégias baseadas em telefonia celular e internet quando viável.

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Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica

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