Conectividade
A exclusão digital está diretamente relacionada com a dinâmica social.
Indicadores sociais como rendimento domiciliar, condição de moradia, concentração de empregos formais e mortalidade infantil reforçam os padrões de exclusão pré-existentes.
Com praticamente o mesmo tamanho em termos populacionais, a renda média per capita do grupo de baixa exclusão é quase 6 vezes maior que a de alta exclusão.
Com menor exclusão (digital e social), fazem parte as subprefeituras localizadas no centro expandido: Lapa, Pinheiros, Santo Amaro, Sé e Vila Mariana.
Já as com alta exclusão, São Mateus, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, São Miguel e Jaçanã/Tremembé estão concentradas nas regiões mais periféricas.
Dados retirados do estudo “Desigualdades digitais no espaço urbano” realizado pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR em 2019.
Dos residentes da cidade de São Paulo com 10 anos ou mais 82% haviam utilizado Internet pelo celular nos últimos 3 meses em 2017.
Em 2012/2013, essa porcentagem era de 29%, segundo os dados da pesquisa.
Mas é importante lembrar que,
o uso da Internet exclusivamente via celular e/ou com conexões de menor velocidade reduz significativamente as oportunidades que a rede pode oferecer aos usuários, tanto em formas de inserção econômica, quanto em possibilidades de participação da vida política ou no uso de ferramentas que auxiliem outras dimensões do cotidiano de vida dos indivíduos.